Neste último ano e meio muitas instabilidades foram criadas pelo covid-19 e com isso foi possível ver se estamos ou não preparados para mudanças e desafios.
As empresas tiveram recursos limitados e orçamentos restritos, luta para digitalizar a operação bem como seu backoffice.
Vários setores sofreram impacto maior que outros, mas também houve a demonstração de que aqueles que mantinham uma postura de olhos para o futuro, buscaram aperfeiçoamento contínuo e utilizaram tecnologia conseguiram se manter e até serem melhores após a retomada.
O SMB Group realizou um estudo e tabulou informações das mudanças realizadas por pequenas e medias empresas para sobreviver às instabilidades geradas pela pandemia.
Transcrevemos abaixo as seis lições resultado deste trabalho.
1. Considere construir um plano de local de trabalho flexível
Uma variedade de estilos de trabalho surgiram nesta pandemia e, embora alguns prefiram o trabalho remoto e outros mal podem esperar para voltar ao escritório, é fundamental implementar flexibilidade em todos os níveis para seus funcionários e de uma perspectiva de negócios.
O estudo do SMB Group mostra que 11% das empresas (com 1-4 funcionários), 39% das empresas (com 50-99 funcionários) e 54% das empresas (250-499) funcionários criaram uma estratégia de longo prazo para um estilo de trabalho mais flexível.
É verdade que as empresas menores podem não ver a importância de criar um local de trabalho flexível, mas essa é uma estratégia que está visando o planejamento para o crescimento futuro. À medida que as empresas se expandem, o local de trabalho também deve crescer. Considere abrir escritórios menores para obter benefícios de economia de custos, ao mesmo tempo em que aumenta a colaboração pessoal. Este modelo também vai agradar aos funcionários que preferem trabalhar remotamente alguns dias por semana e podem morar mais perto do escritório.
2. Investir na Adoção e Modernização de Tecnologia
As empresas tiveram que digitalizar mais rápido do que nunca, mas selecionar as ferramentas de tecnologia certas que resistam a crises futuras é fundamental. Reserve um tempo para entender completamente as necessidades de negócios para hoje e para o futuro ao fazer compras. Mesmo que um pedaço de software possa atender às suas necessidades, certificar-se de que ele funcione bem com outros aplicativos será fundamental. Procure ferramentas integradas que são construídas para funcionar com outros aplicativos e se integram bem com aplicativos de terceiros.
Além disso, comece pequeno para entender totalmente sua jornada de migração e selecione a tecnologia que seja fácil de usar. 75% das SMBs concordam que os investimentos em tecnologia geralmente compensam e não estão errados. As ferramentas de tecnologia ajudarão a melhorar a produtividade dos funcionários, permitirão que sua empresa acompanhe as mudanças na demanda dos clientes, melhorará a colaboração externa com os clientes, ajudará você a ficar à frente dos concorrentes, substituir esforços manuais e muito mais.
3. Usando tecnologia baseada em nuvem em vez de soluções locais
À medida que o local de trabalho muda de presencial para remoto, e agora híbrido, o uso de soluções de tecnologia baseadas em nuvem que são flexíveis para se adequar a estilos de trabalho em constante mudança evitará problemas futuros. Ao contrário do software local, as ferramentas baseadas em nuvem são confiáveis e têm maior segurança, pois as atualizações são automáticas em vez de manuais e os usuários não precisam manter o sistema.
Além disso, como as ferramentas baseadas em nuvem são atualizadas em tempo real, permite que os usuários acessem dados mais precisos.
4. Construir uma estratégia de transformação digital
A transformação digital consiste em criar uma estratégia de tecnologia digital em todos os aspectos dos negócios para melhorar os processos, determinar como agregar valor aos clientes e, fundamentalmente, moldar seus negócios para se destacar no futuro. Reserve um tempo para produzir um plano bem elaborado para remodelar seu negócio. Isso envolverá tudo, desde o design do seu site, experiência do cliente, fluxos de trabalho e processos, etc.
As pequenas empresas podem encontrar informações para ajudar a construir sua estratégia de transformação digital por meio de webinars educacionais gratuitos.
5. Automatize onde puder
De acordo com a pesquisa do SMB Group, a automação do atendimento ao cliente e a TI interna são vistas como as duas principais áreas que as empresas precisam automatizar para crescer. Em seguida, vem a automação de vendas, marketing e contabilidade. Automatizar esses aspectos do seu negócio economizará tempo e dinheiro críticos, especialmente quando os mercados mudarem no futuro.
Além disso, a automação leva a menos erros de entrada manual e mais clientes satisfeitos, graças aos SLAs que estão sendo alcançados mais rapidamente. E com o tempo recuperado, as empresas podem gastar essas horas acumuladas na realização de novos projetos, adicionando eficiência a outros aspectos do negócio e melhorando a experiência do cliente.
6. Leve a segurança e privacidade de dados a sério
Com as empresas operando em ambientes de trabalho flexíveis, houve um grande aumento nas vulnerabilidades de segurança. Certifique-se de ter um protocolo de segurança implementado para manter os dados da empresa protegidos e seguros. Além disso, você desejará examinar de perto o software que sua empresa usa e ver se as práticas de privacidade de dados estão alinhadas com os valores de sua empresa. Muitas ferramentas de software rastreiam e vendem dados a terceiros, o que pode colocar os dados de sua empresa em risco, bem como os dados de seus clientes. E com tantas violações de segurança no ano passado, é hora de as empresas adotarem uma abordagem mais séria à segurança.
Não há como prever os desafios e dificuldades que virão, mas podemos e devemos buscar estratégias, metodologias e tecnologias que possam dar maior robustez e flexibilidade as empresas para crescer e/ou que as ajudem a resistir em momentos de crise.
Há tempos se fala em desruptura... Acredito que ninguém imaginou que também ocorresse desta forma.
A palavra “mágica” que nos foi imposta neste último período foi adaptação.
Com tempos melhores pela frente, as empresas devem evitar voltar aos velhos hábitos e continuar a planejar e se preparar para o imprevisível.
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