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Vamos começar pelo começo.

O que é Matriz de GUT?

É uma ferramenta de gestão utilizada para priorizar tarefas.

Ela ajuda a identificar a urgência, a gravidade e a tendência do comportamento de cada problema e ajuda na decisão quanto a o que deve ser feito primeiro.

Esta ferramenta tem alguns pontos de contato com a Matriz SWOT, possibilitando fazer a analise dos ambientes internos e externos.

É utilizada para gestão de projetos e tomada de decisões estratégicas importantes. É então, uma ferramenta que serve para quantificar problemas da organização ou tarefas a serem executadas.

O termo GUT é a sigla referente a Gravidade, Urgência e tendência e, esse é o verdadeiro objetivo da ferramenta.

Assim pela perspectivada gravidade do problema, urgência em solucioná-lo e na tendência do problema se agravar lenta ou rapidamente, se consegue priorizar ações a serem tomadas.

O mercado é dinâmico e competitivo e toda empresa, não importa o seu tamanho, de tempos em tempos enfrenta desafios, e o que antes funcionava já não funciona tão bem.

E ai entra esta ferramenta que é de simples utilização servindo para apoiar a tomada de decisão.

Ela mostra porque e por onde deve começar a contornar os problemas planejando ações a serem executadas. (a ferramenta esta ligada a fase Planejar do ciclo PDCA)

Mas como é o método?

O método consiste no preenchimento de uma tabela semelhante à apresentada abaixo onde serão inputados as informações correpondentes às descrições do problema, a sua gravidade, a sua urgência e sua tendência.

Mas antes do preenchimento é preciso ter o entendimento correto dos conceitos da ferramenta.


Gravidade


Aqui o que se tem em mente é o impacto que o negócio pode sofrer caso o problema não seja solucionado.

Este é o momento de analisar o real tamanho e potencial de gerar impactos negativos a empresa. Para isso faz-se uma pontuação de 1 a 5 correspondendo aos seguintes significados:

1. Sem gravidade – danos leves;

2. Pouco grave – danos mínimos;

3. Grave – danos regulares;

4. Muito grave – pode causar grandes danos;

5. Extremamente grave – deve ser priorizado pode causar danos irreversíveis.


Urgência


Neste ponto deve-se considerar o quão urgente é aquele problema e que precisa ser resolvido para não causar perdas maiores.

Sua pontuação segue o esquema abaixo:

1. Pode esperar – não há pressa para resolver o problema;

2. Pouco urgente – são problemas que mesmo sendo mais urgente que o anterior podem esperar mais um pouco;

3. Urgente – precisa ser solucionado assim que possível;

4. Muito urgente – resolver o quanto mais cedo melhor – curto prazo;

5. Imediatamente – se o problema esta classificado neste nível é preciso resolvê-lo agora ou a situação se agrava e o controle será perdido.

Veja como é importante avaliar corretamente cada problema.


Tendência


Agora se avalia a probabilidade de se agravar com o passar do tempo se nada for feito.

A pontuação a semelhança com as anteriores é a seguinte:

1. Não ira mudar – nada ira acontecer ou pode ate acabar;

2. Ira piorar em longo prazo – problema tende a crescer lentamente;

3. Ira piorar em médio prazo – problema permanecera se nada for feito;

4. Ira piorar em curto prazo – o problema ira piorar e muito em um curto período de tempo;

5. Ira piorar rapidamente – imprescindível agir agora antes que seja tarde.


Essas pontuações devem ser colocadas no quadro anteriormente mostrado. Em seguida multiplicar as pontuações de cada uma das colunas G, U e T colocando o resultado no local próprio.

Com base neste resultado, priorize aqueles problemas que obtiveram os maiores valores.

Como foi visto a ferramenta é simples.

A avaliação das pontuações a serem atribuídas a cada conceito é que depende de conhecimento do problema, da empresa e do contexto a que estão inseridas.

Vale lembrar que ações devem ser postas em pratica de acordo com a prioridade e não é para fazer uma de cada vez. Isso vai depender da sua capacidade em reunir recursos para que as ações sejam executadas em paralelo.


Espero que tenha ficado claro o uso da ferramenta ela é simples a ajuda muito.

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