top of page
  • MOCR

Resumo do 14º Relatório Anual de Tendências Tecnológicas do Future Today Institute


Novas Realidades


Como uma constelação de tecnologias incluindo óculos inteligentes, jogos, processamento e geração de linguagem natural, vídeo 3d e tudo relativo as sensações de tato continuam a evoluir, e é fundamental que desenhemos distinções entre as várias realidades mediadas digitalmente que abrangem o espectro de realidade-virtualidade. Com AR, VR, MR, XR e DR - mais R's inevitavelmente estão a caminho, ou seja, revisar as definições e diferenças é o primeiro passo em direção a uma melhor compreensão do futuro neste campo.



Realidade Estendida (XR) – abrange todas as formas de imersão e interação já conhecidas

Realidade Aumentada (AR) é um ambiente no mundo real com objetos virtuais sobrepostos.

Realidade Mista (MR) é um ambiente no mundo real com objetos virtuais com os quais você pode interagir.

Realidade Virtual (VR) é um ambiente totalmente virtual.

Realidade diminuída (DR) é uma forma de realidade virtual que suprimi elementos do ambiente físico.


Óculos inteligentes e visores tipo head-mounted (HMDs) já estão no mercado. Enquanto dispositivos surgem, gerando mais dados do mundo real com os quais se atualiza e ajusta seus hardware e sistemas operacionais. Eles aparecem fortemente posicionados para substituir smartphones como o principal dispositivo pessoal.


Mídia Sintética


A mídia sintética consiste em algoritmicamente gerar conteúdo digital, incluindo áudio, vídeo, deepfakes(falsas imagens, vozes ou pessoas mas que parecem reais), personagens e ambientes virtuais e muito mais. A tecnologia se tornará um aspecto integral das experiências futuras de XR.


Notícias & Informação


Desde o advento da internet as informações têm cruzado fronteiras livremente, hoje uma complexa malha de regulamentação precisa ser criada para responsabilização por excessos.

A tecnologia está diminuindo barreiras e custos para produzir conteúdos e informativos criando uma conexão direta com seu público. Isso vem se mostrando um vetor poderoso para desinformação.

Mudança de formato das mídias que precisam ser otimizadas para os sentidos dos usuários individualmente em função dos novos tipos de dispositivos que surgem.

A economia da atenção – não é tão fácil medir como consumidores alocam sua atenção – depende de como conta e também quem conta.


Cenário

  • Formas atuais de realidade mediada digitalmente evolui e novas formas emergem. Elas estão prontas para fundir-se a um longo espectro de realidades virtuais.

  • A realidade diminuída, ou DR, é uma forma de realidade aumentada focada em suprimir elementos do nosso ambiente físico, ao invés de introduzir novos elementos digitais. DR representa uma gama única e extensa de aplicações de AR.

  • A mudança de hands-on para heads-up está sobre nós, marcado pela transição gradual de smartphones para óculos inteligentes.

  • Com os avanços na internet espacial e a disseminação iminente de 5G e óculos inteligentes, a perspectiva de um metaverso (é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de "realidade virtual", "realidade aumentada" e "Internet") digitalmente mediada e que se estende ao mundo físico - está entrando em foco.

  • Os óculos inteligentes contarão parcialmente com tecnologia avançada de voz, então espere investimentos e avanços na linguagem natural (processamento e geração), e reconhecimento de emoções.

  • Do chão das fábrica até as salas de reunião virtuais, AR nas empresas tem uma ampla gama de aplicativos de negócios, alimentando o investimento acelerado e o crescimento no campo, enquanto VR leva mais tempo para amadurecer

  • O crescimento do mercado de realidade virtual é estimado em centenas de bilhões de dólares nas próximas década.

  • A mídia sintética se tornará uma parte integrante de nossas futuras experiências - XR.

  • Em mãos erradas, mídia sintética pode ser uma ferramenta poderosa e perigosa na divulgação de informação falsa e desinformação.

  • A contínua consolidação da indústria de novas mídias é feita às custas da integridade jornalística.

  • Os meios de comunicação estão encontrando concorrência muito além de seu setor, à medida que uma lista cada vez maior de empresas disputam a atenção, tempo e dinheiro de uma audiência superestimulada.

  • A disseminação de desinformação continuará até que plataformas e organizações de notícias adotem normas e padrões para responsabilização e Confiança.

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page