Nos mesmos moldes do empreendedorismo, ou seja, do perfil realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação e que se liga a capacidade de encontrar oportunidades e inovar, o intraempreendedorismo é uma ação fruto da capacidade criativa e proatividade dos colaboradores dentro da empresa, dai o prefixo "intra".
Se vê a aplicação deste conceito em organizações com uma cultura de inovação onde se abre espaço para que os colaboradores exponham ideias que podem favorecer o aumento da produtividade, o ambiente organizacional e o crescimento de negócios.
E porque seguir esse caminho ?
Somente aplicar uma transformação digital não é suficiente, é preciso buscar onde e como fazer diferente e melhor. E na medida que o intraempreendedorismo é fomentado aqueles que desenvolvem e conhecem as tarefas podem apontar falhas ou novas formas de realização destas tarefas/processos que podem transformar positivamente os resultados.
Além disso, deixando canais abertos para indicação de novas ideias, novos projetos, problemas e soluções , o gestor poderá identificar novas possíveis lideranças que poderão ser melhor aproveitadas e até realocadas para que possam fazer a diferença na gestão de equipes.
Mas, como implementar um ambiente propício ao intraempreendedorismo ?
De forma bem simplesmente:
gestores devem manter canais de comunicação abertos com sua equipe e escutar ideias de seus colaboradores, mesmo sem conexão com o negócio ou o momento da organização;
converse sobre os objetivos do negócio para que seus colaboradores possam fornecer ideias linkadas com tais objetivos;
mantenha seu pessoal atualizado oferecendo cursos de capacitação;
faça reuniões periódicas para que os colaboradores apresentem e discutam novas ideias;
reconheça os esforços.
Essa foi bem rapidinha, mas traz conceitos que colaboram com o que todo profissional quer, ou seja, resultado.
Comments