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O que mais se tem visto ultimamente tanto para empresas quanto para indivíduos no que tange a diferencial é a criatividade.

Quando falamos em indivíduos tocamos em criatividade já quando falamos em empresa nos referimos a inovação.

As empresas inovadoras precisam e buscam profissionais criativos.

Mas como atingir este status de “criativo”?

A criatividade é inerente ao ser humano. Basta ver o que permeou e serve de pano de fundo no desenvolvimento da humanidade.

Descobrimos hoje ao estudar civilizações antigas que eles sem a tecnologia que temos agora conseguiram realizar coisas grandiosas usando a observação e a criatividade.

A palavra criatividade tem sua origem no termo latino “creare” que vem a ser produzir/fazer passando a significar a aptidão para formular ideias inovadoras.

Existem varias crenças que também podem ser chamados de tabus e que atrapalham um melhor entendimento sobre o pensamento criativo. Uma delas é pensar que ser criativo é somente para poucos escolhidos que receberam um dom dos Deuses. É preciso perceber que, em verdade, não o é. O que ocorre é um processamento, é um caminho mental que percorremos para descobrir novas relações entre as coisas conhecidas.

Nós temos uma máquina incrível chamada cérebro com capacidade de analise, combinação de fatores, funções e informações. E o pensamento criativo tem esta perspectiva, ou seja, a procura de ideias, manipulando conhecimentos e experiências resultando no novo.

Claro que as ideias criativas não nascem do nada (mesmo que alguns pensem assim) existe um trabalho por trás mesmo que não se tenha consciência dele.

Primeiro é preciso que você tenha repertório, bagagem, conhecimentos. Só a partir desses itens iniciais e que se pode iniciar outro momento fazendo combinações e analises desse material que já se tem (bagagem) e do colhido em pesquisas. Segue-se, no caminho mental, um período de latência, onde todo esse material é organizado e ajustado, em background, para se chegar a um resultado. E ai surgem as ideias que serão validadas ou descartadas de acordo com o que se procura.

Reparem que ao final da frase anterior foi indicado que todo o processo foi realizado com um objetivo. Logo, antes de buscar uma ideia criativa para resolver um problema é necessário ter um entendimento perfeito a respeito do que se quer resolver.

Exemplo, aquela faixa de papel ondulado que recebemos em torno do copo de café surgiu da necessidade de não queimarmos os dedos. As ondulações mantem nossos dedos distantes da área quente o suficiente para não nos queimarmos

Infelizmente as inserções de padrões de comportamentos, fora do que é básico da convivência social, vêm tolhendo a capacidade criativa que temos desde o nascimento. E mesmo aqueles que perceberam e se libertaram desses padrões bloqueadores podem, ao longo do tempo, ter momentos em que ocorrem fatores limitantes do criativo causados por pressões, vivência de problemas e etc. Mas é certo que uma vez eliminados estes bloqueios os horizontes se expandem, passamos a visualizar combinações que antes não víamos, passamos a coletar mais informações, nossa percepção se altera e então flui (estado de “flow”).

Acredito que já deva estar claro que a criatividade não é uma coisa mágica e é preciso técnicas que orientem e facilitem o pensamento criativo durante o processo. Além disso, é preciso conhecimento. Já foi dito: “quanto mais conhecimento e informação se tem maior a capacidade criativa”. Para ser mais claro, posso pegar o conceito por traz de coisas sem relação direta e aplicá-las em outro segmento porque a importância não esta na coisa em si e sim no conceito nele embutido.

Por isso, estamos disponibilizando a partir da segunda quinzena de janeiro/2021 um treinamento de criatividade.

Nele teremos momentos mostrando o quão antigo este teme é, que tudo começa com a quebra de paradigmas e tabus e em seguida com a mente mais aberta e receptiva aprenderemos mais de 10 ferramentas que orientarão e facilitarão o processo criativo proporcionando o surgimento de links e insights.


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