top of page
  • MOCR

Fazer uma boa gestão financeira é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, é ela que oferece o controle de gastos, previsão de lucros e capacidade de investimento. Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas importantes para uma administração financeira eficiente.

1. Separe finanças pessoais das da empresa

O primeiro passo é separar despesas e receitas pessoais daquelas que são da empresa. Tenha contas bancárias separadas para cada uma delas. Você, pessoa física, não pode ser confundido com sua empresa por mais que "você seja a empresa". Assim poderá ser verificado o que esta sendo faturado, os custos fixos e variáveis e o que pode ser reduzido ou cortado, tanto para empresa quanto para você.


2. Organize os registros

O segundo passo é organizar todos os registros financeiros do negócio, incluindo despesas, receitas e pagamentos. Dessa forma é possível ter uma visão clara do fluxo de caixa e identificar possíveis gargalos, como despesas supérfluas ou inadimplências.


3. Acompanhe o fluxo de caixa

É importante monitorar o fluxo de caixa diariamente, para que o empreendedor possa ter uma visão geral de quanto entra e quanto sai. Com essa análise é possível identificar oportunidades e antecipar problemas.


4. Planeje os investimentos

Ao planejar os investimentos, o empresário deve considerar o retorno financeiro, o prazo de retorno, a liquidez e a margem de segurança. Os valores investidos devem estar de acordo com o potencial de retorno e a capacidade de endividamento da empresa.


5. Controle os custos

Monitorar de perto os custos é importantíssimo para o sucesso do negócio, pois evita desperdícios e garante o melhor retorno de cada investimento. Uma dica é criar uma planilha com todos os custos mensais, para que seja mais fácil identificar onde é possível reduzir gastos.


6. Tenha uma reserva de emergência

Ter uma reserva financeira é fundamental para a saúde do negócio, já que imprevistos podem acontecer a qualquer momento. A reserva deve ser suficiente para cobrir as despesas de, pelo menos, três meses.


7. Faça uso de indicadores financeiros

Indicadores financeiros como fluxo de caixa, lucratividade e retorno sobre o investimento, são ferramentas importantes para o empresário avaliar o desempenho do negócio e tomar decisões baseadas em dados concretos.


Com essas dicas, fica mais fácil para o empreendedor fazer a gestão da sua empresa com mais segurança e assertividade.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page