Com tantas mudanças no mundo das corporações mais e mais exigências vem surgindo. Com isso, sempre se discute sobre as habilidades essenciais de um colaborador. A tecnologia vem se mostrando cada vez mais eficaz nos processos lineares e repetitivos e a relação dos profissionais com as maquinas no futuro vem indicando quais podem ser substituídos por elas e quais não. Nessa hora aparecem os tipos de características desejadas e com elas os termos que os definem. Aqui no nosso caso, SOFT SKILL.
Mas afinal o que é SOFT SKILL? SOFT SKILL são Habilidades Comportamentais. Em seu contraponto temos o HARD SKILL que são habilidades técnicas. As habilidades técnicas são aquelas que se aprende em um curso como a utilização de um instrumento ou software, ou seja, são habilidades que são mais fáceis de serem medidas. Já as habilidades comportamentais não podem ser comprovadas por diploma ou uma prova de conhecimento. Elas têm relação com interação com as pessoas. São competências sociais, emocionais e mentais ligadas a personalidade de cada um. Essas habilidades comportamentais influenciam no modo de trabalho e no alcançar resultados estratégicos. Quando os colaboradores têm as características necessárias, há mais integração, atendimento aos objetivos e desempenho organizacional. Até mesmo o público externo, ou seja, o cliente, é afetado positivamente. Colaboradores com características comportamentais ajustadas às suas funções, normalmente, prestam um atendimento superior, mais empático e de melhor qualidade. Isso gera uma impressão positiva do negócio e um aumento de satisfação. Diante disso, outra pergunta se mostra: Quais são as habilidades que formam esse SOFT SKILL? Cada posição em uma organização poderá ter sua própria lista de habilidades especificas. Listamos abaixo algumas consideradas como as mais importantes:
· resolução de problemas; · proatividade e iniciativa; · comunicação; · trabalho em equipe; · inteligência emocional; · empatia; · propósito de atuação; · flexibilidade; · capacidade de adaptação; · automotivação; · liderança; · gerenciamento do tempo; · comprometimento; · criatividade e pensamento lateral; · habilidades interpessoais e · persistência.
Como desenvolver esse SOFT SKILL?
Individualmente
Se a lista acima fez você se sentir desconfortável é preciso aprimorar determinados comportamentos para crescer na carreira.
Ao contrário do que muita gente acredita, SOFT SKILLs não são apenas talentos naturais, eles podem ser desenvolvidos.
E esse é um movimento que depende muito de cada um. Para reconhecer isso, portanto, é preciso investir em autoconhecimento.
É necessário estar atento às próprias características, dedicado ao autoconhecimento, à melhoria contínua e à reflexão sobre as suas próprias atitudes.
Uma maneira de estimular o autoconhecimento para gerar uma mudança comportamental é passar por um processo de Coaching. A ideia é que essa metodologia ajude o profissional a reconhecer o seu potencial e a desenvolvê-lo.
Outra maneira individualizada de desenvolver SOFT SKILLs é praticar as habilidades que se quer desenvolver e que se entenda não tê-las.
Quer trabalhar melhor em equipe? Procure se inserir em ocasiões em que isso é necessário.
Quer tentar praticar sua flexibilidade? Converse com pessoas que têm pontos de vista totalmente diferentes dos seus. E assim por diante.
Nas empresas
Embora as SOFT SKILLs sejam individuais, o desenvolvimento delas pode ser trabalhado em conjunto.
Não é difícil de visualizar que diversas carreiras necessitam habilidades comportamentais similares.
Assim, é comum encontrar no ambiente empresarial, profissionais que precisam aprender as mesmas competências.
Isso pode ser feito por meio de workshops, dinâmicas e outras capacitações.
Se há uma oportunidade de treinamento de SOFT SKILLs na empresa em que atua, aproveite para participar.
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